Site logo

Tua Walking Festival levou 1250 pessoas a caminhar pelo Vale do Tua

Cada atividade de pedestrianismo tinha como limite máximo a participação de 250 pessoas e as inscrições esgotaram em todos os concelhos: Alijó, Carrazeda de Ansiães, Mirandela Murça e Vila Flor.

Encerrou no Município de Murça a II Edição do Tua Walking Festival que este ano levou 1250 pessoas a caminhar pelos trilhos do Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNRVT). O evento repartiu-se por cinco fins-de-semana, um em cada um dos cinco concelhos que integram o designado Vale do Tua, e, ainda que o chamariz fossem as caminhadas pelos trilhos homologados, os participantes tiveram muito mais para ver. “É fantástico tudo o que podemos usufruir com estas experiências, para além de caminharmos pelas magnificas paisagens, temos oportunidade de conhecer as localidades, conviver com as pessoas residentes, aprender com elas”, refere Ângela Afonso que, em família, participou nos cinco fins-de-semana que integravam as atividades do Tua Walking Festival. “Para o ano quero voltar, isso é certo, e recomendo a toda a gente. Quero dar os parabéns à organização, do melhor que tenho visto”, acrescentou.

Cândida Camarinha, que também participou em todas as atividades do Festival, veio da zona do Porto com um grupo de amigos, caminheiros, louva o evento, afirmando que é dos melhores em que tem participado: “a envolvência paisagística, organização, das melhores que tenho encontrado, as dinâmicas que criam nas localidades onde passamos, eu adorei e é certo que quero regressar e, possivelmente, com um grupo ainda maior”, revela. Juntam-se os momentos de lazer e o convívio que tornam o Tua Walking Festival ainda mais especial, permitindo aos visitantes conhecer a essência das comunidades locais, da sua cultura, hábitos e costumes.

São os testemunhos de quem participa que justificam a continuidade deste evento que é promovido pelo PNRVT, organizado pela PORTUGALNTN em estreita colaboração com cada um dos municípios e das freguesias envolvidas e até de associações locais.  

A ideia de fazer um festival de percursos pedestres nasceu com o intuito de valorizar e promover o território de forma integrada, incluindo os recursos com maior potencial e que melhor refletem a identidade das comunidades locais.

O sucesso da primeira edição, que aconteceu em 2023, levou a que se aumentasse o número de inscrições até ao limite em que não comprometesse a qualidade e as questões ambientais, estipulando-se, como limite máximo, 250 participantes por caminhada, mais cem por caminhada do que no ano anterior, e, mesmo assim, nos cinco concelhos as inscrições esgotaram.

O PNRVT possui uma rede de 12 Pequenas Rotas, homologadas pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP), com manutenção regular, que garante as condições de segurança e qualidade. A promoção é a sequência natural desse trabalho, para potenciar o investimento, ao mesmo tempo que se aposta nas componentes social, económica e ambiental do território.

O Festival acontece em fins-de-semana da “época baixa” pelo que também se apresenta como uma alternativa de animação do território e de combate à sazonalidade da procura turística.

Recordamos que no Tua Walking Festival existe um compromisso de reduzir o impacto ambiental e promover a sustentabilidade, pelo que a organização inventiva os participantes e levar o próprio recipiente com água, a organização coloca boxes de água em vários pontos de reforço ao longo do percurso, onde os participantes poderão reabastecer os seus próprios cantis ou recipientes reutilizáveis.

Traduzir»