Como pode aderir
Natural.PT

Regulamento de adesão
Natural.PT

Guia de Normas
Natural.PT

Associada à Rede Nacional de Áreas Protegidas  – RNAP, a Natural.PT é uma marca do ICNF, I.P. que aposta na biodiversidade, na economia, no património e na identidade de Portugal. A Natural.PT visa assim, valorizar e promover de forma integrada, os produtos e serviços associados às áreas protegidas que com elas partilhem valores e princípios de sustentabilidade e valorização da natureza e dos recursos endógenos.

O site da Natural.PT permite dar a conhecer os produtos e serviços aderentes à marca Natural.PT e, entre outras funcionalidades, poderá escolher os seus produtos e locais favoritos e até fazer o seu próprio roteiro de viagem. Para tal, basta clicar sobre o pin dos produtos, serviços e locais que quer visitar e depois guardar ou imprimir para levar de viagem.

O PNRVT, enquanto Área Protegida é, desde a primeira hora, um parceiro do ICNF na divulgação e implementação da marca Natural.PT., tendo já participado em diversas reuniões de implementação da marca, estando em permanente troca de informação com a marca e com os restantes parceiros.

Em termos de divulgação, o PNRVT promoveu reuniões, com entidades das áreas da restauração, alojamento, produtos regionais, atividades de natureza e outros que se possam inserir no âmbito da marca, nos municípios do Vale do Tua.

É de salientar que, de momento, existem já diversas entidades que aderiram à marca e que das reuniões acima referidas resultou na expectativa do aumento do número de entidades aderentes.

O PNRVT pretende manter a aposta na participação e divulgação da marca, esperando contribuir assim para uma maior divulgação da mesma e, simultaneamente, da nossa Área Protegida.

Todas as entidades, públicas e privadas, que estejam devidamente licenciadas e que desenvolvam a sua atividade relacionada com as tipologias abaixo identificadas e que se comprometam com os valores da Natural.PT, cumprindo as condições / requisitos de adesão estabelecidos. Podem apresentar candidaturas as entidades que se localizem no território de uma área protegida ou nos concelhos abrangidos por esta, dependendo do produto / serviço que candidatam.

  • atividades de animação turística;
  • alojamento;
  • restauração;
  • espaços de venda;
  • produtos:
                      – agroalimentares;
                      – artesanais não alimentares;
                      – identitários imateriais;
  • projetos de investigação e divulgação:
                     – projetos ou trabalhos;
                     – produção de conteúdos de divulgação.

Significa:

– pertencer a uma rede de territórios e atividades de excelência, com uma estratégia de promoção conjunta e coerente;
– fazer parte de uma rede de entidades que trabalham em conjunto e se comprometem com a promoção e divulgação de todos os parceiros da marca;
– pertencer a um conjunto de entidades de exceção, associadas à valorização e usufruto dos recursos endógenos e áreas protegidas;
– assumir uma conduta de atuação responsável do ponto de vista ambiental e socioeconómico, partilhando dos valores da marca;
– ser promovido e divulgado como entidade / produto / serviço Natural.PT em eventos nacionais e internacionais em que a marca esteja presente.

Salienta-se a:

  • presença e divulgação nos materiais promocionais e eventos da marca Natural.PT;
  • integração no portal da marca, nas aplicações para dispositivos móveis, nas redes sociais associadas à marca e nos mecanismos de busca à disposição dos consumidores;
  • promoção cruzada, nomeadamente com a divulgação e encaminhamento dos consumidores para parceiros Natural.PT.
  • A adesão à marca é GRATUITA.
Traduzir»