O Parque Natural Regional do Vale do Tua tem, intrínsecas, um conjunto de valências de natureza múltipla, com elevado valor turístico e ambiental, que proporcionam aos visitantes experiencias únicas e singulares. Venha visitar-nos, conheça as 10 Razões para o fazer!
Formam no seu conjunto lugares de vida e de tradições que beneficiam do espelho de água, criando cenários de rara beleza, de quietude e de encantamento. Bordejam as águas como presépios encantados.
A presença humana sempre foi evidente neste território, evidenciado por todos os testemunhos arqueológicos e históricos que chegam até aos nossos dias, evidenciando milenares construções históricas que podem ser potenciadas pelo Astroturismo.
Os territórios do Parque evidenciam uma áurea misteriosa que emanam das suas águas, míticas lendas de castros, berrões e práticas culturais comunitárias .
A paisagem é sublime, estendida em vinhedos, nos miradouros contemplativos, no mosaico da paisagem da Terra Quente, no cheiro da terra e da fragância das estevas e na quietude das ermidas, onde o tempo é desafiado a meditar.
Esta linha, uma das mais emblemáticas construções férreas de montanha, transporta um imaginário e um tempo que perduram. Adaptada a um novo tempo, ela servirá a nova mobilidade local e turística deste território mágico.
Territórios fortes e perenes, compreendem também uma gastronomia marcante com destaque para as alheiras e outros parceiros dos pálios transmontanos que buscam alianças nos azeites intensos, no pão inigualável e nos vinhos imortalizados do Alto Douro .
Nestes antigos territórios protegidos por montanhas, os gestos ficam imutáveis e perpetuam-se as mais antigas tradições de acolhimento e de hospitalidade. Aqui faz inteiro sentido o “entre quem é”, da profunda raiz transmontana.
No contexto do PNRVT, emergem locais de excecional valia ambiental e natural, distribuídas por sete microrreservas e que materializam extraordinários espaços de visitação. Elas são marcantes evidências da biodiversidade do Vale do Tua!
Visite espaços únicos, singularidades, recantos onde a harmonia entre Homem e natureza se mantêm inalterados, como que regidos por uma ordem primordial, ancestral e primitiva!
Conheça o Parque Natural Regional do Vale do Tua, através das Portas de Entrada e dos circuitos nele existentes. Não há melhor maneira de o descobrir!