10 Razões para nos visitar

PNRVT PORTUGUÊS
Download
PNRVT ESPAÑOL
Download
PNRVT ENGLISH
Download
PNRVT FRANÇAIS
Download

O Parque Natural Regional do Vale do Tua tem, intrínsecas, um conjunto de valências de natureza múltipla, com elevado valor turístico e ambiental, que proporcionam aos visitantes experiencias únicas e singulares. Venha visitar-nos, conheça as 10 Razões para o fazer!

1. Aldeias Ribeirinhas

Formam no seu conjunto lugares de vida e de tradições que beneficiam do espelho de água, criando cenários de rara beleza, de quietude e de encantamento. Bordejam as águas como presépios encantados.

2. Arqueologia e Astroturismo

A presença humana sempre foi evidente neste território, evidenciado por todos os testemunhos arqueológicos e históricos que chegam até aos nossos dias, evidenciando milenares construções históricas que podem ser potenciadas pelo Astroturismo.

3. O Lendário e vasto Património

Os territórios do Parque evidenciam uma áurea misteriosa que emanam das suas águas, míticas lendas de castros, berrões e práticas culturais comunitárias .

4. Birdwatching , Contemplação e Lazer

A paisagem é sublime, estendida em vinhedos, nos miradouros contemplativos, no mosaico da paisagem da Terra Quente, no cheiro da terra e da fragância das estevas e na quietude das ermidas, onde o tempo é desafiado a meditar.

5. Linha CP – O seu imaginário e a nova viagem no tempo

Esta linha, uma das mais emblemáticas construções férreas de montanha, transporta um imaginário e um tempo que perduram. Adaptada a um novo tempo, ela servirá a nova mobilidade local e turística deste território mágico.

6. Gastronomia poderosa e Vinhos

Territórios fortes e perenes, compreendem também uma gastronomia marcante com destaque para as alheiras e outros parceiros dos pálios transmontanos que buscam alianças nos azeites intensos, no pão inigualável e nos vinhos imortalizados do Alto Douro .

7. Hospitalidade e Tradição

Nestes antigos territórios protegidos por montanhas, os gestos ficam imutáveis e perpetuam-se as mais antigas tradições de acolhimento e de hospitalidade. Aqui faz inteiro sentido o “entre quem é”, da profunda raiz transmontana.

8. Microrreservas e o valor ambiental que o sustenta

No contexto do PNRVT, emergem locais de excecional valia ambiental e natural, distribuídas por sete microrreservas e que materializam extraordinários espaços de visitação. Elas são marcantes evidências da biodiversidade do Vale do Tua!

9. Lugares, aldeias e os seus aspetos vernaculares

Visite espaços únicos, singularidades, recantos onde a harmonia entre Homem e natureza se mantêm inalterados, como que regidos por uma ordem primordial, ancestral e primitiva!

10. Portas de Entrada, Circuitos e Percursos Pedestres

Conheça o Parque Natural Regional do Vale do Tua, através das Portas de Entrada e dos circuitos nele existentes. Não há melhor maneira de o descobrir!

Traduzir»