Vale da Biodiversidade

O Vale da Biodiversidade surge como forma de melhorar a consciencialização pública, a valorização e a compreensão das componentes da biodiversidade do Parque Natural Regional do Vale do Tua – PNRVT, assim como as ameaças que estas enfrentam na atualidade.

É um projeto financiado pelo Fundo Ambiental, desenvolvido por uma equipa multidisciplinar de técnicos e investigadores do CIBIO-InBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, em colaboração com o PNRVT.

O projeto prevê a implementação de iniciativas e mecanismos para melhorar o conhecimento do património natural existente nesta Área Protegida, assim como promover ativamente a sua conservação. Tem particular foco na produção de materiais didáticos e de divulgação para fomentar a apropriação dos valores naturais e da biodiversidade (fauna e flora) pelos cidadãos da região, quer em contexto rural, quer em contexto urbano.

 

O Projeto Vale da Biodiversidade integra as atividades seguintes:

Criação de três Exposições Fotográficas itinerantes, com temáticas diferentes e com passagem pelos 5 concelhos abrangidos pelo PNRVT.

  • Exposição Fotográfica 1 – Biodiversidade do Vale do Tua, pretende salientar os valores naturais nela contidos (fauna e flora) assim como as principais ameaças que as espécies e habitats enfrentam. A exposição encontra-se de momento no município de Mirandela, no espaço da ECOTECA.
  • Exposição Fotográfica 2 – Briófitas e Líquenes do Vale do Tua, pretende dar especial atenção a grupos que albergam elevada biodiversidade e enfrentam ameaças à sua conservação, mas são amplamente desconhecidos do público em geral. Esta exposição encontra-se de momento no município de Alijó, no Núcleo Museológico de Favaios.
  • Exposição Fotográfica 3 – Borboletas Noturnas do Vale do Tua, pretende dar especial atenção a grupos que albergam elevada biodiversidade e enfrentam ameaças à sua conservação, mas são amplamente desconhecidos do público em geral. A exposição encontra-se de momento no município de Carrazeda de Ansiães, no espaço do CITICA.

As três Exposições Fotográficas, poderão, adicionalmente, ser exibidas temporariamente noutros espaços e contextos além do PNRVT, visando a sua divulgação, assim como os seus valores naturais.

O PNRVT juntou-se à plataforma de ciência cidadã BioDiversity4All, com o nome “A Biodiversidade do Vale do Tua”. Esta plataforma assenta na deteção de espécies e recolha de informação sobre a sua distribuição em tempo real.

Conheça mais aqui:

https://www.biodiversity4all.org/projects/a-biodiversidade-do-vale-do-tua

Desta forma, pretendemos lançar o desafio a toda a população dos municípios do Parque e aos visitantes, para que, individualmente ou em família, façam através de um telemóvel/tablet o registo de um maior número possível de espécies, quer seja na varanda, quintal, jardim perto de casa ou mesmo durante os passeios pelos nossos Percursos Pedestres.

Esta atividade baseia-se na colocação de caixas abrigo e ninhos visando ocorrência e fixação de populações de indivíduos de diversas espécies protegidas em áreas fortemente humanizadas. Esta atividade acaba por ter uma dupla função, no sentido que visa restaurar habitat´s perdidos pelo incremento da presença humana em áreas agrícolas e/ou urbanas, e simultaneamente criar elos de ligação com a população local, que será envolvida na sua montagem e colocação.

Além da colocação das caixas abrigo e ninho, a população, e em especial as escolas serão desafiadas a continuar a implementação do projeto construindo as suas próprias caixas abrigo a serem colocadas na próxima primavera.

O público alvo destas atividades é essencialmente a população escolar, no entanto serão feitos esforços para envolver outras pessoas e entidades que pelas suas competências e contexto possam promover e beneficiar da fixação de indivíduos das diversas espécies em causa (ex. agricultores, promotores turísticos, etc).

Traduzir»