Festi-Vale do Tua

O projeto Festi-Vale do Tua teve início no ano letivo 2018/2019, com o concurso de Microfilmes “Mostra o Teu Tua”. Este desafio foi destinado a todos os estudantes do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, dos Agrupamentos de Escolas dos 5 concelhos abrangidos pelo PNRVT.

Desta primeira fase resultaram 10 vídeos finalistas, que foram apresentados numa cerimónia aberta a toda a comunidade, onde foram premiados os 3 melhores vídeos.

1º. Ana Delfim | Vale do Tua – Um Tesouro a Descobrir

2º. Joana Martinho | A Tua Viagem

3º. Grupo de 13 estudantes do Curso Profissional T. Desenho Digital 3D | Tua – Um novo parque a explorar

Os 10 vídeos finalistas foram divulgados durante o ano, à comunidade escolar, em mostras realizadas nas respetivas escolas. 

Para além do concurso de Microfilmes, o projeto incluiu o desenvolvimento de um Kit pedagógico Festi-Vale do Tua. 

A Oikos, instituição conhecida pela sua experiência na área da dinamização de projetos de Educação para a Cidadania Global, cedeu o conceito, ajustando aos conteúdos na nossa região. Esta iniciativa teve como principal objetivo dar a conhecer o Vale do Tua de uma forma simples e lúdica aos jovens, e consequentemente, à restante população local.

Os materiais que compõem o Kit Pedagógico Festi-Vale do Tua abordam temas como a biodiversidade e educação ambiental, no contexto do PNRVT. O Kit, por ser multidisciplinar, pode ser utilizado na sala de aula pelos professores e respetivos alunos nas várias disciplinas curriculares. 

Estes Kit´s foram distribuídos pelos Agrupamentos de Escolas, de modo a que existam pelo menos 3 exemplares por turma, para além disso os alunos receberam ainda, mochilas alusivas ao Parque. 

O Kit Pedagógico Festi-Vale do Tua, pela sua constituição, poderá e deverá continuar a ser utilizado quer em ambiente escolar quer em ambiente familiar, mantendo assim o seu objetivo, que é dar a conhecer o Vale do Tua, e dando também continuidade ao projeto Festi-Vale do Tua. 

Constituição do Kit Pedagógico Festi-Vale do Tua:

  • Pen USB com:

Todo o material físico com a exceção dos jogos de tabuleiro, em formato pdf para facilitar a impressão. Possibilidade em partilhar estes conteúdos com a família e amigos. 

Materiais promocionais em bruto para que os alunos possam criar o seu próprio material promocional ou realizar um concurso de desenho. 

Traduzir»