Em apenas três semanas e a uma distância de quase dois meses da data de realização, o primeiro fim-de-semana do Tua Festival de Percursos Pedestres, que aconteceu em Carrazeda de Ansiães, esgotou as 250 inscrições permitidas, limite máximo imposto pela organização para evitar impactos negativos e, de forma a melhor garantir a segurança dos participantes. De referir que a segurança é uma questão fundamental para a organização e para o sucesso deste produto.
Este Festival, que surge para promover a Rede de Percursos Pedestres do Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNRVT) e se alargou já aos restantes percursos pedestres homologados dos cinco municípios do Vale do Tua, foi desenhado para agregar todos os recursos turísticos do território: natureza, paisagem e biodiversidade, mas também hospitalidade, património, cultura, tradição, gastronomia e vinhos. “O que oferecemos é turismo de luxo. É de luxo porque é raro e autêntico, aqui quem nos visita pode ter e viver experiências que podemos classificar de exclusivas. Sendo certo que, nada se consegue sem proximidade e envolvimento das comunidades. As pessoas têm de sentir que vale a pena”, defendeu o diretor do PNRVT, António Luís Marques.
O Festival é capaz de trazer também conhecimento ao território, através da realização de um Seminário que reúne especialistas, investigadores e decisores, numa partilha de informação, experiências, dados e projetos.
O presidente do Município de Carrazeda de Ansiães, João Gonçalves, anfitrião do evento, realçou os imensos atributos do seu concelho e de todo o Vale do Tua: “O território tem história, tem património cultural, tem pessoas que são muito hospitaleiras e tem também gastronomia e vinhos de excelente qualidade, enfim, há todo um potencial que pode fixar o turista, o visitante, por períodos de tempo mais longos”.
Este ano o Festival contou com a participação do Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, que sublinhou “não há turismo sem território”, exaltando a importância de envolver as comunidades nas políticas de promoção, um princípio praticado pelo PNRVT. “Portugal está num grande momento, felizmente para todos, goza de ativos estratégicos como é o caso daqueles que aqui observamos em Carrazeda de Ansiães, que fazem a diversificação da oferta e cada vez mais para atrair novos mercados. O turismo hoje representa praticamente 14,4% daquilo que é o volume total das nossas exportações”, explicou.
Também o Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, marcou presença neste Seminário defendendo a importância de trabalhar dois conceitos em particular na promoção dos territórios: autenticidade e genuinidade. “Temos aqui produtos que vão ao encontro daquelas que são as tendências de procura, desde logo o turismo de natureza, tudo que se relaciona com o bem-estar, tudo que se relaciona com a autenticidade” referiu.
O Seminário aconteceu no dia 22 de março Sábado, no domingo, dia 23, foi dia de caminhada, por um percurso superado com entusiasmo pelos 250 participantes inscritos, oriundos de diferentes pontos do país. “Vale bem o esforço, a paisagem é incrível, repetiam os participantes depois de ver as cascatas e o miradouro das “Quedas d´Alto”, o rio Tua e o Douro, a estonteante obra da natureza, em estado puro e selvagem, que puderam apreciar ao longo de dez quilómetros.
A música tradicional, a gastronomia e a partilha completam a experiência, sem dúvida, única e irreplicável.
O Tua Festival de Percursos Pedestres, é promovido pelo Parque Natural Regional do Vale do Tua em parceria com os municípios, com os serviços da PORTUGALNTN.
A inscrição no evento contempla a participação nas diversas atividades, abastecimentos ao longo dos percursos, almoço no domingo, seguro individual e um kit de participação no Festival de Percursos Pedestres. Este kit, reutilizável ao longo de todos os momentos deste ano, inclui um saco | mochila, uma t-shirt técnica, uma gola de pescoço, um cantil e uma caneca. Por questões de sustentabilidade, o kit de participação é entregue na primeira vez que o pedestrianista participa no evento, e que será utilizado em todos os fins-de-semana, ao longo do ano.
Ainda como medida de sustentabilidade a organização coloca boxes de água em vários pontos de reforço ao longo do percurso, onde os participantes poderão reabastecer os seus próprios cantis ou recipientes reutilizáveis.
O Tua Festival de Percursos Pedestres segue para Mirandela, nos dias 26 e 27 de abril, Alijó, nos dias 24 e 25 de maio, Vila Flor, nos dias 6 e 7 de setembro, encerrando em Murça, no fim-de-semana de 4 e 5 de outubro.
O calendário foi pensado para dinamizar a região em diferentes épocas do ano, mostrando que a sazonalidade não tem lugar neste território.