Site logo

Parque Natural Regional do Vale do Tua promove território na BTL

Vale do Tua usa a maior feira de turismo do país, a BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, para mostrar a operadores turísticos e ao público em geral que o território tem fortes razões para ser visitado todo o ano.

O que procura? Foi esta a questão que o Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNTVT) levou aos visitantes da maior feira de turismo do país, a BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa.

Na resposta à questão o PNRVT apresentou três conceitos: natureza, simplicidade e felicidade.

O Festival de Percursos Pedestres do Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNRVT), que arranca já no fim-de-semana de 22 e 23 de março, em Carrazeda de Ansiães, foi uma das atividades promovidas, mas o diretor, António Luís Marques, mostrou aos operadores turísticas e ao público em geral, que o Vale do Tua “tem argumentos fortes para ser visitado em qualquer altura do ano, ultrapassando a questão da sazonalidade”. 

O Festival de Percursos Pedestres tem registado um enorme sucesso, esgotando sempre as inscrições. “Apesar do sucesso temos de continuar a divulgar este Festival e também a restante oferta turística do Parque. Estar presente na BTL é muito importante para mostrar o território, mostrar que somos competitivos, que temos uma oferta organizada, com produtos de qualidade superior. Podemos e devemos assumi-lo”, sustenta o diretor.

A natureza e paisagem são os maiores ativos do Vale do Tua, com da Rede de Percursos Pedestres do PNRVT e a Rede de Miradouros como ativos marcadamente impactantes, os pontos de observação de aves (birdwatching) ou de astro turismo, com locais certificados para a observação, mas é importante acrescentar a riqueza e diversidade do património, a cultura e tradições, a gastronomia e os vinhos e, especialmente, a generosidade das comunidades locais. “É a estas que se deve reconhecer o que é hoje o Parque Natural do Vale do Tua. São as pessoas que fazem o Parque, sem elas nada teria sentido”, refere António Luís Marques.

O PNRVT partilhou material informativo, físico e digital, apostando nas interações que aconteceram durante as apresentações programadas, quer para profissionais do setor quer para o público em geral. 

O PNRVT que integra os municípios de Alijó, Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Murça e Vila Flor, marcou presença no stand do Turismo Porto e Norte e também no stand da CIM Douro, neste caso em parceria com o município de Carrazeda de Ansiães, que é o concelho onde acontece o arranque do Festival de Percursos Pedestres, nos dias 22 e 23 de março, já com as inscrições esgotadas.

Traduzir»