Filme “O Destino do Amor”, do PNRVT vence Festival Internacional de Cinema e Turismo na categoria de Cultura e Património
O Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNRVT) conquistou o 1º Prémio, na categoria de Cultura e Património, no Festival Internacional de Cinema e Turismo – Art&Tur. A entrega de prémios aconteceu nas Caldas da Rainha, no passado dia 27 de outubro.
“É mais uma prova do reconhecimento de todo o trabalho de promoção que temos realizado no PNRVT”, afirma Artur Cascarejo, o diretor deste Parque Natural, entusiasmado com a conquista do 1º Prémio, na categoria de Cultura e Património, no Festival Internacional de Cinema e Turismo, Art &Tur.
O vídeo, com o título “O Destino do Amor”, foi produzido com o intuito de promover os recursos turísticos do Parque, nomeadamente o astroturismo, após ter sido conseguida a certificação Dark Sky Vale do Tua.
Às estrelas o vídeo junta os Percursos Pedestres, os miradouros, o património e paisagem, a biodiversidade e, claro, a gastronomia e vinhos.
O texto e o guião do filme são da autoria de Ana Fragoso, assessora de imprensa do PNRVT, a produção ficou a cargo dos Estúdios Cave, com a participação ativa de toda a equipa do Parque e a supervisão do diretor.
“Foi a primeira vez que decidimos apresentar-nos a este Festival e já percebemos que é um palco fantástico para promoção do nosso território, porque aqui estão os parceiros necessários para promover o Parque no exterior”, afirmou o diretor, referindo-se a influenciadores, agências de viagens, entre outros promotores que através deste vídeo ficaram a conhecer o território.
“Depois há também a componente do orgulho, por vermos o nosso trabalho reconhecido numa competição desta envergadura, mas mais importante por vermos a atenção com que o público assistiu ao nosso vídeo, a forma interessada como observava as nossas paisagens e os nossos produtos”, sublinhou.
O júri deste Festival foi constituído por 42 elementos, pessoas ligadas ao cinema e ao turismo, oriundas de 22 países diferentes.
O Festival ART&TUR teve a sua 1ª edição em Barcelos, em 2008, e desde então tem vindo a dar a conhecer as melhores produções audiovisuais de turismo realizadas em Portugal e ao mundo.
Enquanto fórum de partilha de experiências, o Festival ART&TUR tem conquistado um elevado reconhecimento internacional, mercê da qualidade e quantidade de filmes que distingue anualmente, bem como da sua integração numa rede mundial de festivais congéneres: o CIFFT (Comité Internacional dos Festivais de Filmes de Turismo) que elege anualmente o melhor filme de turismo a nível mundial, entre todos os filmes que percorrem o circuito internacional de 14 festivais.