Os três vencedores selecionados, dos 22 microfilmes a concurso, vão ser conhecidos no dia 23 de abril, na gala de entrega de prémios, que decorre no Auditório Municipal de Alijó.
Dos 22 microfilmes a concurso no “Festi-Vale do Tua” dez chegaram à pré-final e, desses, os três vencedores vão ser conhecidos no próximo dia 23 de abril, numa gala final que decorre no Auditório Municipal de Alijó e que vai juntar todos os alunos que participaram no concurso.
Esta iniciativa, lançada pelo Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNRVT) em parceria com a OIKOS – Cooperação e Desenvolvimento, teve como objetivo aumentar a visibilidade e o reconhecimento do PNRVT, desafiando a comunidade escolar a realizar pequenos filmes, com menos de três minutos, sobre o tema Parque Natural Regional do Vale do Tua – recursos naturais e patrimoniais: proteger e valorizar. O concurso foi aberto a todos os estudantes do 3º Ciclo do ensino básico ou ensino Secundário (com idades compreendidas entre os 12 e os 21 anos) dos agrupamentos de escolas de Alijó, Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Murça e Vila Flor, os cinco concelhos que integram a área de ação do PNRVT. “A ideia nasceu da necessidade de promover a interatividade entre o Parque e a comunidade escolar da região, de aumentar o conhecimento sobre o PNRVT, o que vai levar ao reconhecimento do Parque como uma fonte de oportunidades”, defende o diretor do PNRVT, Artur Cascarejo.
A comunidade escolar dos cinco concelhos que integram o PNRVT inclui 750 professores e, aproximadamente, cinco mil alunos.
É sabido que quer os professores quer os jovens estudantes exercem um efeito multiplicador na comunidade, sendo imprescindível o seu envolvimento na afirmação e reconhecimento do PNRVT, como agente de conservação e preservação da biodiversidade mas, também, como promotor e dinamizador do desenvolvimento cultural, social e económico de todo o território que representa.
Recordamos que este projeto, resultante de uma parceria entre o PNRVT e a OIKOS, decorre durante dois anos. O próximo passo será avançar com o desenvolvimento de materiais pedagógicos (jogos, brochuras, posters, DVDs, etc.), sobre biodiversidade e educação ambiental no contexto do Parque.
Todo este material, bem como os filmes apresentados pelas escolas, vão servir de mote para a realização de encontros/mostras com a comunidade, aumentando assim a interatividade e conhecimento da população sobre o Parque, a sua missão e objetivos.
Para mais informações sobre este projeto consultar: www.festivaledotua.blogs.sapo.pt.