Site logo

Tua Festival de Percursos Pedestres Já tem calendário definido para 2025

Arranca em março o Tua Festival de Percursos Pedestres, um evento promovido pelo Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNRVT), que se desenvolve em cinco fins de semana distintos em cada um dos concelhos que integram o Vale do Tua.

O Tua Festival de Percursos Pedestres (TFPP) | Tua Walking Festival vai já na terceira edição e mantém os objetivos que estiveram na sua origem: promover o território, dando visibilidade à natureza, paisagem, cultura, património, gastronomia, tradição e identidade, tendo como ponto de partida o turismo mais ativo e sustentável, através de caminhadas em percursos pedestres homologados.

Aproveitando as infraestruturas implementadas no PNRVT são desenvolvidos em cada um dos concelhos (Alijó, Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Murça e Vila Flor) atividades diversas, representativas da identidade local.

A apresentação oficial do TFPP aconteceu em Arnal, concelho de Carrazeda de Ansiães, no Miradouro da Paixão: “Este local é simbólico porque devemos trabalhar o território com paixão, vivê-lo, senti-lo e defendê-lo com paixão”, afirmou o diretor do PNRVT, António Luís Marques.

Carrazeda de Ansiães é este ano o município de arranque do Festival: “É mais uma oportunidade de valorização do território, este Festival tem experiências muito bem desenhadas, muito atrativas e temos sentido o retorno, até porque anualmente as inscrições esgotam com muita antecedência”, acrescenta o presidente do Município, João Gonçalves.

O TFPP é desenhado pela empresa de Turismo de Natureza PORTUGALNTN, em estreita colaboração com cada um dos municípios e sempre com acompanhamento e supervisão do PNRVT.

“O modelo mantém-se, no primeiro dia em cada um dos municípios há atividades culturais, workshops, feiras e festas, há uma aproximação dos participantes no festival com as comunidades locais e no segundo dia realizamos a caminhada, que é o mote do TFPP”, explica Domingos Pires da empresa responsável pela organização.

Este modelo pretende ainda que os participantes, que na maioria são de fora da região, predominantemente do litoral norte do país, acabem por ficar dois ou três dias no território, ajudando os setores do alojamento e restauração.

Este Festival admite, no máximo, 250 pessoas em cada uma das iniciativas, as inscrições são obrigatórias e nas duas primeiras edições esgotaram com muita antecedência.

A inscrição contempla o enquadramento das atividades, abastecimentos ao longo dos percursos, almoço no domingo, seguro individual e um kit de participação do TFPP´25. Este kit, reutilizável ao longo de todos os momentos deste ano, inclui um saco, uma t-shirt técnica, uma gola de pescoço, um cantil e uma caneca. Por questões de sustentabilidade, o kit de participação é entregue apenas na primeira vez que o pedestrianista participa no evento, independentemente de participar em outros fins de semana ao longo do ano.

Ainda como medida de sustentabilidade a organização não disponibiliza garrafas de água durante o evento. Em alternativa, coloca boxes de água em vários pontos de reforço ao longo do percurso, onde os participantes poderão reabastecer os seus próprios cantis ou recipientes reutilizáveis. Esta medida visa reduzir o consumo de plástico descartável e contribuir para a preservação do nosso ambiente natural.

Quem se inscrever em todos os momentos do Tua Festival de Percursos Pedestres, recebe um brinde especial como forma de agradecimento pela sua contínua participação e por apoiar esta iniciativa nos territórios do Vale do Tua.

Tua Festival de Percursos Pedestres começa em Carrazeda de Ansiães, nos dias 22 e 23 de março, com um Seminário reconhecido e certificado como uma  Ação de Curta Duração (ACD), ao abrigo do Despacho nº 5741/2015 de 29/05 “e como uma ação de Formação Contínua para renovação do Título Profissional de Treinador de Desporto (TPTD). Os créditos são atribuídos à Componente de Formação Específica de Pedestrianismo – Graus I, II e III”.

Segue para Mirandela, nos dias 26 e 27 de abril, Alijó, nos 24 e 25 de maio, Vila Flor, nos dias 6 e 7 de setembro, encerrando em Murça, no fim de semana de 4 e 5 de outubro.

O calendário foi pensado para dinamizar a região em período de época baixa e, assim, combater a sazonalidade do turismo no território.

Faça já a sua inscrição

Traduzir»