Descrição
Sentido: O Tato
Cor: Amarelo
Associa-se a Alijó o amarelo: cor do sol e da energia que banham toda a região. O amarelo associado ao tato, remete-nos para a confeção da doçaria tradicional da região, cuja massa, essencialmente à base de ovos, deve ser longamente trabalhada com as mãos. Esta cor é também associada à positividade e às ideias inovadoras, o que bem se enquadra sendo esta região um dos motores da economia regional.
A Porta em Alijó ocupa áreas específicas de um edifício já existente, parcialmente devoluto e recuperado para esta função específica. Estamos perante um edifício com uma história muito própria, que evoca memórias privadas em muitos dos elementos da comunidade local – o que foi criteriosamente respeitado. Uma vez mais, estamos perante um edifício onde a luz natural tem uma marcada presença tendo sido necessário prever a possibilidade da sua oclusão para permitir a instalação de equipamentos multimédia. De qualquer forma, sempre com um respeito exigente face às características do edificado. As áreas disponíveis são fluidas e de acesso óbvio, dividindo-se por duas salas de idênticas dimensões e configuração.
O traçado da visita é deixado ao livre arbítrio do utilizador – naturalmente, a colocação judiciosa das soluções aponta para um determinado fluxo de visita, mas tal não é forçado nem obrigatório. Logo à entrada o visitante poderá optar por um de dois percursos possíveis, entrando na sala sudoeste (à esquerda) ou nordeste (à direita); cada uma destas salas contém parte das soluções dedicadas a esta Porta, criteriosamente escolhidas para constituir dois conjuntos coerentes.
Localização
-
Avenida Teixeira Lopes, 5070-475 São Mamede de Ribatua, Alijó