Projeto “Vale da Bioversidade” envolve cientistas e cidadãos no conhecimento e conservação da biodiversidade do Vale do Tua

Familiarizar a população local e visitante com as espécies de fauna e flora, realizar exposições fotográficas sobre borboletas noturnas, briófitas e líquenes, implementar uma iniciativa de Ciência Cidadã, e colocação de abrigos e caixas-ninho são algumas das ações previstas.

O CIBIO-InBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, InBIO Laboratório Associado da Universidade do Porto), vai implementar no Vale do Tua, em parceria com o Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNRVT), o projeto “Vale da Biodiversidade”.

Trata-se de uma iniciativa que pretende criar mecanismos para melhorar o conhecimento do património natural existente nesta Área Protegida, assim como promover ativamente a sua conservação. Constitui uma oportunidade para efetuar um ponto da situação sobre o conhecimento da ocorrência de espécies e habitats protegidos no Vale do Tua, ao mesmo tempo que implementa mecanismos de recolha de informação por parte da população residente e visitante para os anos vindouros.

Através de sessões de informação e da formação de agentes chave, nomeadamente professores, e representantes de produtores agrícolas, pescadores e caçadores da região, recorrendo à produção e apresentação de material didático, o CIBIO-InBIO quer dar a conhecer os valores naturais da região focando nos vários grupos de fauna e flora. Será dado particular ênfase ao aprofundamento do conhecimento de grupos taxonómicos menos conhecidos (e. g. invertebrados, briófitas e líquenes) e do papel fundamental que desempenham nos ecossistemas, dos seus impactos para a população humana e da importância da sua conservação.

E uma das ações a desenvolver para dar a conhecer essa imensa biodiversidade é a realização de três exposições fotográficas itinerantes, uma sobre a biodiversidade do PNRVT e duas mais específicas, focando nas borboletas noturnas e em briófitas e líquenes.

De salientar que o CIBIO-InBIO e o PNRVT está a desenvolver uma iniciativa de Ciência Cidadã, convidando a população a participar ativamente no registo de espécies de animais e plantas na plataforma com o nome “A Biodiversidade do Vale do Tua” https://www.biodiversity4all.org/projects/a-biodiversidade-do-vale-do-tua. A participação e contribuição ativa neste projeto é possível mesmo nos primeiros níveis de escolaridade desde que as crianças sejam assistidas por adultos no uso de telemóveis/tablets ou computadores para a submissão dos dados. Pretende-se envolver neste projeto os cidadãos em geral, não só a comunidade escolar, mas também as comunidades de produtores agrícolas, pescadores e caçadores da região assim como os turistas que a visitam durante todo o ano. A informação recolhida fica automaticamente disponível no domínio público e auxiliará a promoção e conservação da biodiversidade do Vale do Tua e o desenvolvimento sustentável da região.

O projeto pretende ainda promover a biodiversidade em contexto urbano e contempla a construção e colocação de abrigos e caixas-ninho para espécies de aves, morcegos e insetos. Uma ideia que será também lançada às escolas para que se possam envolver ativamente na recuperação de alguns habitats e promoção da ocorrência de espécies de fauna nos seus espaços e jardins públicos.

Este projeto recentemente financiado pelo Fundo Ambiental, envolve uma equipa de especialistas multidisciplinar, que vão realizar ações de formação, produzir materiais de apoio, e fazer prospeção diurna e noturna nos cinco concelhos do Vale do Tua visando a descoberta deste Vale da Biodiversidade.

 

 

Comentários

mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um Comentário
    Traduzir»