O Agrupamento de Escolas de Vila Flor foi o primeiro dos cinco concelhos que integram o designado Vale do Tua (Alijó, Carrazeda de Ansiães. Mirandela, Murça e Vila Flor) a receber a Mostra “Festival do Tua”.

Recordamos que o “Festi – Vale do Tua” é uma iniciativa do Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNRVT) e da OIKOS – Cooperação e Desenvolvimento, destinada à comunidade escolar dos cinco municípios.

O desafio foi lançado no final do ano transato, os alunos deviam realizar pequenos filmes, com o máximo de três minutos, sobre o PNRVT. A concurso surgiram 22 microfilmes. Destes apenas 10 chegaram à final e são, precisamente, os vídeos finalistas que integram a Mostra, que está a ser levada às escolas.

A primeira Mostra aconteceu em Vila Flor. Recordamos que a vencedora do “Festi- Vale do Tua”, Ana Delfim, pertence ao Agrupamento de Vila Flor. Ganhou o primeiro prémio com um filme intitulado “Vale do Tua – Um Tesouro a Descobrir”.

“É um enorme orgulho estar hoje aqui a mostrar o meu filme aos meus colegas, aos meus professores”, referiu a jovem estudante. “O que mais gostei neste concurso foi a descoberta do território que me proporcionou, ajudando-me a valorizar a minha terra”, acrescentou.

Também Joana Martinho, que conquistou o segundo lugar com o vídeo “A Tua Viagem”, do AE de Murça, salientou a importância dos jovens “se interessarem” pelas suas terras e ajudarem na promoção do território.

A Mostra vai continuar no próximo ano letivo, levando aos estudantes o conhecimento do Vale do Tua e incutindo-lhes a vontade de todos eles se empenharem na defesa e na promoção da sua identidade, com o intuito de aumentar a interatividade e conhecimento da população sobre o Parque, a sua missão e objetivos.

Este projeto tem a duração de dois anos.

Numa próxima fase, o projeto prevê o desenvolvimento de materiais pedagógicos (jogos, brochuras, posters, DVDs, etc.,) sobre biodiversidade e educação ambiental no contexto do PNRVT.

Os docentes, conhecida a sua importância na partilha de conhecimento, têm o apoio do PNRVT, para que efetivamente as ações de educação que se pretendem implementar, na próxima fase, tenham resultados.

Atualmente a comunidade escolar dos cinco concelhos que integram o PNRVT inclui 750 professores e, aproximadamente, 5.000 alunos.