PNRVT – Parque Natural Regional Vale do TuaPNRVT – Parque Natural Regional Vale do Tua

PNRVT - Parque Natural Regional Vale do Tua

Already a member?

PNRVT – Parque Natural Regional Vale do TuaPNRVT – Parque Natural Regional Vale do Tua
Forgot password?

Don't have an account?

PONTE SOBRE O TUA – “PONTE VELHA”

Arquitetura Civil / Imóvel de Interesse Público

A Ponte sobre o Rio Tua ou Ponte Velha, fica situada na freguesia e lugar de Mirandela, faz a ligação entre a Rua D. Manuel I, situada na margem esquerda, onde se implanta a zona antiga da cidade, e a Avenida Nossa Senhora do Amparo, situada na margem direita. A sua construção data provavelmente do século XVI, tendo sofrido várias intervenções e reconstruções ao longo dos tempos. No mesmo local terá sido edificada nos princípios do século XV uma outra ponte, mas terá sido no reinado de D. Manuel I (3º Foral a Mirandela, por este rei a 1 de Julho de 1512), que se iniciou a construção do actual imóvel na altura com vinte arcos. No ano de 1726, existiam no seu centro dois nichos, sendo um dedicado a Nossa Senhora do Amparo e o outro de invocação do Senhor dos Aflitos, representada numa cruz de dois metros com Jesus Cristo crucificado. Estes terão sido desmontados em meados do século seguinte, tal como o gradeamento em granito então existente.

No ano de 1866, procederam-se a obras de reparação geral, tendo-se tapado o primeiro arco da margem esquerda onde havia uma escada de acesso ao rio, ficando pois com dezanove arcos. Este arco foi objecto de identificação face a trabalhos arqueológicos efectuados no ano de 2007 aquando de obras de remodelação dos arruamentos.

A ponte manteve-se assim até 1909, quando, devido a grandes cheias, se deu a derrocada de quatro arcos próximos da margem direita. A reconstrução efectuada em 1910, substituiu os arcos arruinados somente por dois com maiores dimensões, ficando assim a ponte com os dezassete arcos actualmente visíveis.

No presente ano de 2016, a ponte apenas de uso pedonal, sofreu obras de reabilitação, que incluiu o lajeamento do pavimento a pedra de granito, tal como foi originalmente.

Encontra-se classificada como de Monumento Nacional (MN), no ano de 1910.

Fonte: Câmara Municiapal de Mirandela