Integrada no projeto “Festi-Vale do Tua” o PNRVT distribui mil kits pedagógicos com material didático diverso, Guia do PNRVT, Mapa do PNRVT, Jogo da Glória “A Tua Glória”, Jogo tipo Pictionary “Pictioparque”, fichas de atividades, entre outros.

“Sabias que…

Foi o arquiteto Eduardo Souto Moura, o responsável pelo projeto do Edifício do Aproveitamento Hidroeletrico de Foz Tua, tendo como desafio camuflar o impacto desta infraestrutura na paisagem”.

“Quantas foram as espécies de fauna identificadas na região envolvente do vale do Tua?

  1. Mais de 723
  2. Mais de 943
  3. Mais de 223”

Algumas curiosidades para aprender no jogo “A Tua Glória”, perguntas para responder no “Pictioparque”, são alguns dos materiais que integram os mil Kits Pedagógicos que, no âmbito do projeto “Festi-Vale do Tua”, o Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNRVT) vai distribuir por todos os Agrupamentos de Escolas dos cinco concelhos que integram o Vale do Tua: Alijó, Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Murça e Vila Flor.

A entrega destes materiais vai ser feita nas duas próximas quartas-feiras, dia 30 de outubro e dia 6 de novembro.

Cada Kit contem uma Pen USB (com material pedagógico pronto a imprimir materiais promocionais em bruto para que os alunos possam criar o seu próprio material promocional ou realizar um concurso de desenho, Guia do PNRVT, Mapa do PNRVT,10 Vídeos Finalistas do Concurso); o Jogo da Glória “A Tua Glória”; o Jogo tipo Pictionary “Pictioparque”; Conjunto de Monofichas (com as atividades: construir com aquilo que se tem, muda a história, representar o Parque, Vale de Letras, cruzar o Tua, o Barómetro do Vale, Batalha No-vale, à volta do Parque);

Um Conjunto de Monofichas com 10 espécies comuns do Vale do Tua (Alvéola-Branca, Andorinha-das-Rochas, Chapim-Real, Guarda-Rios, Lagarto-de-água, Lontra-Europeia, Morcego-de-Kuhl, Pisco de Peito Ruivo, Tritão-Marmorado).

“Estamos a falar de 1000 KITS pedagógicos, que serão entregues aos professores dos Agrupamentos de Escolas, para que eles possam, em ambiente de sala de aula ou da melhor forma que entenderem, divulgar o PNRVT junto dos alunos”, explica Artur Cascarejo, diretor do PNRVT.

Para isso os Professores vão receber formação, em sessões de apresentação dos KITS. No dia 30 de outubro, entre as 14h00 e as 16h00, decorre a primeira sessão no Agrupamento de Escolas de Alijó. No mesmo dia, entre as16h30 e as 18h30, o PNRVT procede à entrega dos Kits no Agrupamento de Escolas de Carrazeda de Ansiães.

No dia 6 de Novembro, entre as 14h00 e as 16h00, decorrem, em simultâneo, sessões nos Agrupamentos de Escolas de Murça e de Vila Flor. Das 16h30 às 18h30 o PNRVT entrega os Kits no Agrupamento de Escolas de Mirandela.

“É muito importante que os professores adiram a estas sessões de apresentação dos Kits, do entusiasmo deles depende também o entusiasmo projetado nos alunos”, alega Cascarejo.

Esta iniciativa constou, numa primeira fase, de um concurso de microfilmes, desafio lançado a todos os estudantes do 3º Ciclo do ensino básico ou ensino Secundário (com idades compreendidas entre os 12 e os 21 anos) dos agrupamentos de escolas do Vale do Tua. Fase essa que culminou com a entrega de prémios, em abril do presente ano, que decorreu no Auditório Municipal de Vila Flor.

Os dez vídeos que chegaram à final são agora divulgados por toda a comunidade escolar ao integrarem os materiais deste Kit pedagógico.

Alguns dos Kits vão ser também entregues aos Municípios, para que possam ser utilizados em ações/atividades que entendam propícias.

Ao mesmo tempo vão ser distribuídas pelos Agrupamentos 4000 mochilas alusivas ao PNRVT e que têm como destinatário os estudantes do 3º Ciclo do ensino básico e do ensino Secundário (com idades compreendidas entre os 12 e os 21 anos).