De 25 de março a 2 de abril realizam-se oficinas de sensibilização e educação ambiental dirigidas a jovens estudantes do 8º ano

Junto à Terra (JaT) é um projeto de educação para a sustentabilidade, dirigido aos alunos do 8º ano de escolaridade, onde a importância da biodiversidade é comunicada numa linha conceptual que parte do pensamento global para a ação local. Esta iniciativa nasceu da estratégia definida pela EDP para mitigar o impacte na biodiversidade decorrente dos aproveitamentos hidroelétricos do Baixo Sabor e agora, numa parceria com o Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNRVT) estende-se ao território do Vale do Tua.

Esta iniciativa, que se desenvolve em várias fases, tem a sua componente mais visível nos workshops preparados e dirigidos para os estudantes, onde se aposta na sensibilização e na educação ambiental.

Este projeto resulta de uma parceria que envolve diversas entidades: PNRVT, EDP, GRUPO NORDESTE, ZASNET, AFLODOUNORTE, SILVIDOURO, IPB-CIMO E GNR/- SEPNA. Cada uma destas entidades constitui a respetiva equipa que nas diversas sessões de campo desenvolve oficinas. Todas as oficinas estarão a decorrer em simultâneo. Cada grupo de alunos estará cerca de 30 minutos em cada uma das oficinas, produzidas por cada uma das entidades. Os jovens estudantes num sistema rotativo acabam por passar por todas as oficinas.

O JaT, enquanto projeto de educação ambiental, diferencia-se pelo alinhamento estratégico transversal e de médio-longo prazo, de opção pela Capacitação como fator de retenção do Capital Humano no território, pelo envolvimento e liderança local ativa e pela abordagem bottom-up construída no fórum de participação da rede de parceiros locais envolvidos.

Nas oficinas do Vale do Tua as temáticas são as seguintes:

Oficina 1 – “A avifauna do Vale do Tua”

Promotor: GRUPO NORDESTE

Oficina 2 – “As náiades do Tua e a biodiversidade de rios”

Promotor: IPB-CIMO

Oficina 3 – “Morcegos no Vale do Tua”

Promotor: PNRVT

Oficina 4 – “As ações contra incêndios”

Promotor: GNR/ – SEPNA

Oficina 5 – “Microrreservas e Habitats”

Promotor: SILVIDOURO/ AFLODOUNORTE

Oficina 6 – “Reserva da Biosfera Transfronteiriça da Meseta Ibérica”

Promotor: ZASNET

 

As atividades de campo decorrerão nos seguintes dias:

  • 25 de março 2019 – AE de Mirandela e Esproarte;
  • 26 de março 2019 – AE de Mirandela e Torre de Dona Chama e EPA de Carvalhais;
  • 27 de março 2019 – AE de Mirandela;
  • 28 de março 2019 – AE de Carrazeda de Ansiães;
  • 29 de março 2019 – AE de Vila Flor;
  • 1 de abril de 2019 – AE de Murça
  • 2 de abril de 2019 – AE de Alijó