O Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNRVT) destaca-se, uma vez mais, ao conseguir que as Jornadas Nacionais de Pedestrianismo 2019, promovidas pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, se realizem num dos cinco concelhos que integram o designado Vale do Tua, neste caso no município de Murça.

Este evento, de enorme importância nacional, é muito disputado pelos territórios que têm apostado na dinamização de percursos pedestres e na prática do pedestrianismo, vistos como produto de atração turística. O PNRVT, em parceria com a empresa Naturthoughts Turismo de Natureza, Lda, – NTN (que presta serviços de consultadoria e apoio técnico ao PNRVT), efetuou uma candidatura vencedora e as Jornadas vão acontecer, já no próximo mês de outubro, nos dias 12 e 13, no Centro Cultural de Murça.

“Numa primeira fase fizemos a nossa candidatura, apresentamos os nossos argumentos, as nossas soluções à Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal e ganhamos. Depois disso, num processo interno, desafiamos os cinco municípios que integram o PNRVT a acolher o evento e decisão recaiu, por unanimidade, em Murça”, explica o diretor do PNRVT, Artur Cascarejo.

Estas jornadas merecem destaque por se tratar do evento de maior dimensão nacional dentro da modalidade, com uma forte componente técnica e formativa, só por si capaz de atrair mais de uma centena de técnicos, treinadores, guias e entusiastas, que aqui vêm receber formação, trocar experiências, fazer atualizações, até porque a participação nestas Jornadas garante a atribuição de créditos, necessários para a renovação da licença destes profissionais. “Quem trabalha nesta área a cada cinco anos tem de revalidar a carteira profissional e isso só se consegue com créditos, que se ganham, essencialmente, com a formação”, explica um dos responsáveis pela NTN, Domingos Pires.

Isso justifica a grande adesão ao evento que neste momento já conta com mais de uma centena de inscrições de participantes de todo o país, “do Algarve ao Minho”, acrescenta.

A escassez de iniciativas que permitam aos profissionais que trabalham na área do pedestrianismo a aquisição de créditos na região Norte transforma estas Jornadas numa oportunidade importante de adquirir novas competências e atualização de conhecimentos.

O PNRVT abraçou este desafio por ver o pedestrianismo como um fator de desenvolvimento do território, que é um dos temas centrais deste fórum. “A criação de percursos devidamente homologados foi o primeiro produto turístico estruturado do PNRVT, começamos por criar dois percursos em cada um dos cinco concelhos e consideramos que foi uma excelente aposta que tem trazido dinâmica ao PNRVT e muitos visitantes ao Vale do Tua”, comenta Artur Cascarejo.

Este investimento do PNRVT no pedestrianismo continua com a criação de novos percursos, ações de promoção em feiras e eventos, promoção de Jornadas Técnicas mas também com o lançamento de novas ideias: “Temos novos projetos em mãos que vamos aproveitar para dar a conhecer publicamente nestes Jornadas, em Murça”, anuncia o diretor sem revelar, para já, detalhes.

A organização acredita que este evento anual de troca de conhecimentos e experiências entre treinadores, técnicos, especialistas e praticantes nas áreas do Pedestrianismo e dos Percursos Pedestres, vai receber mais de 200 participantes.

Um evento que também se assume como Ação de Formação Contínua para renovação do Título Profissional de Treinador de Desporto (TPTD).