PNRVT – Parque Natural Regional Vale do TuaPNRVT – Parque Natural Regional Vale do Tua

PNRVT - Parque Natural Regional Vale do Tua

Already a member?

PNRVT – Parque Natural Regional Vale do TuaPNRVT – Parque Natural Regional Vale do Tua
Forgot password?

Don't have an account?

Festi-Vale do Tua

 

Com o intuito de dar maior visibilidade e conhecimento do Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNRVT) aos jovens e restante população local, o PNRVT, em parceria com a OIKOS – Cooperação e Desenvolvimento, conhecida pela sua vasta experiência na área na dinamização de projetos e programas de Educação para a Cidadania Global, lançou o “Festi – Vale do Tua”, que consiste na realização de um concurso para a produção de microfilmes sobre esta área protegida, no desenvolvimento de materiais pedagógicos, em encontros com a comunidade e formação de professores e alunos.

A iniciativa tem duração de dois anos. A primeira fase, terminada recentemente, tinha como fim o lançamento de um concurso para a produção de pequenos filmes, de três minutos, que abordassem o tema Parque Natural Regional do Vale do Tua – recursos naturais e patrimoniais: proteger e valorizar.

Este desafio foi destinado a todos os estudantes do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário (com idades compreendidas entre os 12 e os 21 anos), dos agrupamentos de escolas de Alijó, Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Murça e Vila Flor, os cinco concelhos abrangidos pelo PNRVT.

Dos 22 vídeos submetidos, apenas 20, através de uma votação online com mais de 3600 votantes, é que transitaram para próxima fase do concurso Festi-Vale do Tua.

Estes 20 microfilmes foram analisados e avaliados, por uma equipa de técnicos da Oikos, sendo em seguida selecionados os 10 vídeos finalistas, que passarão a uma 3ª fase de avaliação por um júri externo que selecionará os vencedores.

Os três vencedores (1º, 2º e 3º lugares) serão anunciados no dia 23 de abril, durante a Cerimónia de Entrega de Prémios, que terá lugar no Auditório Municipal de Alijó pelas 14h30.

Numa próxima fase, o projeto prevê o desenvolvimento de materiais pedagógicos (jogos, brochuras, posters, DVDs, etc.,) sobre biodiversidade e educação ambiental no contexto do PNRVT. Estes conteúdos, incluindo os microfilmes apresentados pelos concorrentes, vão servir de mote para a realização de encontros/mostras com a comunidade, aumentando assim a interatividade e conhecimento da população sobre o Parque, a sua missão e objetivos.

Os docentes, conhecida a sua importância na partilha de conhecimento, têm o apoio do PNRVT, para que efetivamente as ações de educação que se pretendem implementar, na próxima fase, tenham resultados.

Atualmente a comunidade escolar dos cinco concelhos que integram o PNRVT inclui 750 professores e, aproximadamente, 5.000 alunos.

Para mais informações sobre este projeto, condições de participação e regulamentos, consultar:

www.festivaledotua.blogs.sapo.pt.

 

 

Esta página estará em permanente atualização, acompanhando o site oficial desta iniciativa.