É a primeira vez  que uma empresa integrada no Vale do Tua é premiada pelo Natural.pt Awards, um concurso que visa o reconhecimento de boas práticas em iniciativas que promovam um desenvolvimento sustentável na Rede Nacional de Áreas Protegidas (RNAP).

A Naturthoughts – Turismo de Natureza,Lda. venceu em duas categorias: “Empresa de Animação Turística” (votação 100 % online); e “Prémio Projeto” (votação 40 % online + 60% júri).

Esta empresa é parceira, desde a primeira hora, do Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNRVT), que usa também a marca Natural.pt. e foi o trabalho desenvolvido no âmbito dessa parceria que agora mereceu a distinção, e arrecadou o “Prémio Projeto”, com a apresentação do “Touring no Parque Natural Regional do Vale do Tua”.

“É motivo de enorme orgulho para nós, primeiro porque mostra a excelência, a capacidade e competência de uma empresa do território, depois porque o projeto premiado diz-nos diretamente respeito, está ligado à Rede de Percursos Pedestres que o PNRVT implementou nos cinco concelhos que integram o Vale do Tua”, refere Artur Cascarejo, diretor do PNRVT.

O “Touring no Parque Natural Regional do Vale do Tua” foi apresentado pela empresa como um “desafio à descoberta de um território excecional, que consiste, essencialmente, na realização de caminhadas em percursos pedestres homologados, conjugadas com degustação de produtos regionais e “experiências autênticas” relacionadas com a especificidade de cada lugar”, lê-se na apresentação.

A Naturthoughts conseguiu passar a mensagem de como é importante o equilíbrio e os desígnios da sustentabilidade nos contextos social, económico e ambiental, e privilegia a preservação e divulgação do património material e imaterial do Parque, bem como a criação de sinergias entre a população local, o território e os turistas. As genuínas conversas com as gentes locais que, com muito orgulho, contam e até cantam lendas e histórias passadas, transformam, muitas vezes, os tours em verdadeiras viagens sensoriais a partir do património imaterial evocado pelas tradições, saberes e múltiplos ofícios dotados ao desaparecimento.

“É uma experiência fascinante em termos paisagísticos, culturais e gastronómicos, inserida no único parque natural regional de Portugal e também no território da Reserva da Biosfera Transfronteiriça da Meseta Ibérica, espaço internacional reconhecido pela UNESCO, onde é privilegiada a preservação da natureza e da biodiversidade”, argumentam os promotores.

Estes reconhecimentos dão ainda maior visibilidade quer à Naturthoughts quer ao PNRVT, preparados e predispostos a trazer cada vez mais visitantes ao território, determinados em mostrar e partilhar com o exterior as riquezas, as singularidades, os valores naturais e humanas que o Vale do Tua tem para oferecer.