PNRVT – Parque Natural Regional Vale do TuaPNRVT – Parque Natural Regional Vale do Tua

PNRVT - Parque Natural Regional Vale do Tua

Already a member?

PNRVT – Parque Natural Regional Vale do TuaPNRVT – Parque Natural Regional Vale do Tua
Forgot password?

Don't have an account?

Carrazeda de Ansiães

Available Rooms

No Rooms Found
Portugal
Carrazeda de Ansiaes

A área municipal distribui-se em três grandes espaços, de características bem distintas: uma, planáltica, que se estende na continuação da plataforma de Vila Flor, uma outra, virada ao Douro, vincadamente vinhateira e, finalmente, uma mancha que se dobra sobre as colinas e se lança em precipícios sobre o Tua, evidenciando então um carácter mais natural e mais selvagem, contribuindo, deste modo, para a valorização dos recursos do Parque Natural.

Os granitos são preponderantes e deram fama ao concelho, os rios e ribeiras precipitam-se nos abismos, as aldeias situam-se nas pequenas plataformas abrigadas, o uso do solo é diverso, o clima e o relevo, a altitude e a vegetação existentes permitem identificar as nuances tipificadas de Terra Fria e Terra Quente.

Sedimentada nas primeiras comunidades agropastoris, à semelhança do que aconteceu noutros Municípios vizinhos, a sua história é longínqua e continuada, tendo chegado aos nossos dias testemunhos dessa marca humana. As pinturas da Fraga da Rapa, as antas, os castros, as divindades totémicas, os altares, o culto das águas ferventes e os cultos solares e lunares inscritos nas fragas das ferraduras “ …cheias de sinais de forma de arco, circulo e de cruz, acompanhados de outros alfabetiformes de tipo ibérico…” (Memórias Arqueológico-Históricas do Distrito de Bragança), transportam-nos a esse tempo distante.

Foi intensa a presença romana no Município e da mesma nos chegam as pontes, calçadas, fontes e altares, seguindo-se a fase das paróquias suevas, cuja paróquia ou unidade rural se designou, em Carrazeda, por Pagus Auneco, situado entre o Pagus Pannonias a ocidente e o Pagus Vallearicia a oriente.

É nesta cronologia alargada, difusa e muitas vezes débil em fontes disponíveis, que surge o Castelo de Ansillanes “… He esta vila e sua praça a mais antiga e nobre que tem e teve esta Provincia em tanto que todas as terras que há da Serra do Maram para cima athe ella na distancia de 10 legoas em que se compreendem muitas terras e Vilas e a fermosa Vila Rial forão termo della…” (Memórias de Ansiães). É também à sua volta que se vai estruturar Ansiães, acolhendo também a presença árabe, a reconquista cristã, os Foraise Inquirições que, desde D. Fernando Magno até D. Manuel, estruturam, regulamentam e afirmam um modelo de organização social, à medida da importância e da ambição dos povos de Ansiães.

O castelo de Ansiães situa-se no alto de uma colina, próximo de Lavandeira e nele se afirmou, na Idade Média, um centro urbano e reduto defensivo, fulcral na defesa transmontana e sentinela do rio Douro, dado o seu alinhamento com o castelo de Numão, seu vizinho do outro lado do rio. O seu apogeu e monumentalidade verifica-se nos séculos XIII e XIV, no período de forte instabilidade com Castela. A partir desse período, começa a debandada da população para os lugares mais baixos e mais funcionais e, em 1734, é transferida a Sede Municipal para Carrazeda, havendo ainda registo dos últimos residentes em 1758, pondo-se, a partir daí, termo a mais de 5000 anos de permanente ocupação humana. O castelo foi classificado como Monumento Nacional em 1910 e é um dos mais emblemáticos monumentos do interior norte de Portugal.

O CICA – Centro Interpretativo de Carrazeda de Ansiães, situado no centro histórico da atual Vila, é o ponto de partida aconselhado para a abordagem turística e cultural deste Município. Através dele é possível ter um verdadeiro encontro com a história do território e viajar através das suas inscrições, estelas, cerâmicas, moedas e objetos de adorno.

 

Amenities of Carrazeda de Ansiães

Guest Reviews (0 reviews)

Carrazeda de Ansiães Carrazeda de Ansiaes, Portugal

Your overall Rating of this property

Booking Number

Pin Code

Title of your review

Your review

What sort of Trip was this?

  • Business
  • Couples
  • Family
  • Friends
  • Solo