PNRVT – Parque Natural Regional Vale do TuaPNRVT – Parque Natural Regional Vale do Tua

PNRVT - Parque Natural Regional Vale do Tua

Already a member?

PNRVT – Parque Natural Regional Vale do TuaPNRVT – Parque Natural Regional Vale do Tua
Forgot password?

Don't have an account?

Alijó

Available Rooms

No Rooms Found
Portugal
Alijó

Posto que para trás ficaram as grandes divindades telúricas de Reve Marandicus e de Serápis, nos limites de Vila Real, começamos aos poucos a impregnar-nos das ambiências transmontanas, nas quais, os planaltos luminosos de Alijó, as suas chãs sagradas dos mortos e os seus cabeços graníticos dos castros, fazem sentir os primeiros estremecimentos do Reino Maravilhoso. De um lado os gigantes, as divindades pétreas e o cerco montanhoso da grande fortaleza telúrica, do outro o Douro sublimado e os seus alcantilados geométricos onde desfilam pautas musicais em forma de vinhedos. Mas olhando pela varanda aberta a oriente, mergulhamos na Terra Quente por onde se espreguiça o rio das ancestrais e esbatidas fronteiras tribais da fase proto-histórica.

Entramos nos domínios ribeirinhos do Tua, dos seus precipícios e dos seus mistérios.

Somos assim recebidos em Alijó, emblemática terra de produtores de grandes vinhos, de uma crescente atividade turística que potencia o dinamismo das gentes e dá notoriedade à região e a sua bacia hidrográfica cuja nomeada se espalha pelos cantos do Mundo. Famosa pelas suas hortas, laranjais e produtos de montanha, contudo o destaque vai para a produção vitícola de afamados vinhos do Douro e Porto, sem esquecer o característico moscatel de Alijó e Favaios, que é uma particularidade dos planaltos de transição. A eles liga-se a tradicional produção de pão, que se pode degustar e ver na última localidade onde funciona o Museu do Pão e do Vinho. A medieva Alijó e seu termo, tiveram um conjunto de forais que atestaram a evolução daquelas comunidades e o cuidado dos primeiros reis em favorecerem o povoamento e criar condições para a atração da burguesia mercantil e da nobreza fundiária, que tutelaram a terra durante longos ciclos históricos. Tal aconteceu com o Marquês de Távora, que veio a ser o primeiro donatário de Alijó e seus termos, até voltarem à posse da coroa portuguesa, no período Pombalino, após o trágico aniquilamento daquela poderosa família, nos meados do séc. XVIII.

As capelas, os miradouros, o edifício da Câmara Municipal, o pelourinho, a antiga casa dos Távoras e o centenário plátano, considerado monumento nacional, compõem grosso modo, o conjunto dos patrimónios materiais. A gastronomia, as raízes da história, a hospitalidade das suas gentes, os miradouros de suster a respiração e o mágico/ lendário, completam o quadro da oferta alijoense.

 

Amenities of Alijó

Guest Reviews (0 reviews)

Alijó Alijó, Portugal

Your overall Rating of this property

Booking Number

Pin Code

Title of your review

Your review

What sort of Trip was this?

  • Business
  • Couples
  • Family
  • Friends
  • Solo